Cozinhar é um ato de resistência, e cada prato carrega um pedaço da nossa história. É com essa proposta que Itaguaí recebe, a partir desta sexta-feira (22), o Festival “Saberes e Sabores de Maria”. Até domingo (24), o público poderá mergulhar em uma experiência sensorial e afetiva, que une gastronomia, ancestralidade e cultura local. O festival acontece na Casa do Palhaço, espaço cultural certificado pelo Ministério da Cultura.
A abertura contará com a chef Adriana Isobe, que ministra oficinas de culinária japonesa com receitas doces e salgadas. A noite será acompanhada pela apresentação da Orquestra Jovem de Itaguaí, em um encontro entre tradição oriental e talento local.
Programação para o fim de semana
No sábado (23), o festival segue com a culinária afro do chef Alberto Fisglo, em uma noite animada por música nordestina. Já o encerramento, no domingo (24), terá como destaque pratos afro-brasileiros preparados pelas chefs Rosa Maria de Souza dos Santos e Valéria Fernandes, tendo o milho como protagonista. A cantora Danielle Valente chega para coroar a programação.
Para a coordenadora do evento, a gestora cultural Valéria Fernandes, o festival vai além da gastronomia. “Nosso objetivo é fortalecer a cultura popular e gerar impacto social na região. Também estamos destacando a alimentação afetiva, que conecta memória, ancestralidade e identidade cultural”, afirmou.
Com direção de produção de Adriano Didi, da Turma Em Cena Produções Culturais Ltda, o festival tem apoio da Orquestra Jovem de Itaguaí, Ambiental de Inovação Social (ICAIS), Chinezinho e Central Única das Favelas (CUFA).
Serviço
Entrada gratuita – Festival “Saberes e Sabores de Maria”
Data: 22 a 24 de agosto de 2025
Início da programação: às 18h
Local: Espaço Cultural Casa do Palhaço (Rua Saldanha da Gama, s/nº, quadra 116, lote 43, Mangueira, Itaguaí)
Leia mais: Cultura na Faixa transforma vulnerabilidade em esperança no Jardim Weda
*Texto produzido a partir de release enviado pela assessoria de comunicação do projeto