Firjan e Faperj promovem workshop sobre edital de inovação em Nova Iguaçu

A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) promovem, no dia 5 de fevereiro, um workshop presencial em Nova Iguaçu para orientar empresas industriais sobre a elaboração de propostas para o edital Pesquisador na Empresa.

A iniciativa integra a agenda conjunta das instituições voltada à ampliação do acesso de micro, pequenas e médias indústrias fluminenses aos instrumentos de fomento à inovação. O encontro acontece às 14h, na Firjan Nova Iguaçu e Região, e irá detalhar o funcionamento do programa, que incentiva a inserção de pesquisadores em projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) dentro das empresas.

As inscrições devem ser feitas previamente pelo link: https://forms.office.com/r/0AWh7RZqZp ou pelo WhatsApp: (21) 97255-9011.

Operador acompanha processo automatizado
Indústria 4.0 em ação: operador acompanha processo automatizado e reforça a importância da inovação tecnológica no ambiente industrial

Nesta edição do edital, 25 bolsas são destinadas exclusivamente à indústria, reforçando o foco no fortalecimento do setor produtivo do estado. Durante o workshop, especialistas da Firjan IEL e da Faperj irão apresentar as principais etapas do edital, os critérios de avaliação e boas práticas para a construção de propostas competitivas, além de esclarecer dúvidas dos participantes. A programação inclui ainda apoio prático, com simulação da elaboração da proposta, motivo pelo qual é recomendado que os inscritos levem notebook.

Parceria estratégica

A ação faz parte do acordo de cooperação técnica firmado entre Firjan e Faperj, publicado no fim de 2025, que tem como objetivo aproximar os editais da fundação das demandas reais das empresas, especialmente das MPMEs, reduzindo barreiras técnicas e ampliando as chances de aprovação de projetos inovadores. “A aproximação entre as duas instituições dialoga com diretrizes defendidas pelo setor industrial, como a agenda Propostas Firjan para um Brasil 4.0, que prevê a ampliação da participação dos recursos da Faperj em projetos de inovação empresarial, com mecanismos mais eficazes de escuta do setor produtivo”, destaca Julia Zardo, gerente de ambientes de inovação da Firjan.

O evento é gratuito, presencial, com vagas limitadas e prioridade para empresas associadas à Firjan.

Deixe um comentário