Fiscalização interdita quiosques irregulares na orla de Muriqui

A Prefeitura de Mangaratiba realizou, nesta quinta-feira (8), uma ampla operação de fiscalização nos quiosques e comércios de venda de bebidas e alimentos localizados na orla de Muriqui. A ação foi coordenada de forma integrada pelas secretarias municipais de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde, Ordem Pública e Meio Ambiente.

Durante a operação, as equipes verificaram a regularidade da concessão dos quiosques, a documentação sanitária obrigatória, notas fiscais das bebidas comercializadas, o licenciamento de ambulantes referente ao ano vigente e possíveis casos de uso indevido do solo público.

Ao todo, mais de 20 estabelecimentos foram fiscalizados. A ação resultou em dezenas de notificações, seis autuações, três interdições e no encerramento das atividades de quatro ambulantes. Também houve apreensão de equipamentos utilizados de forma irregular.

Fiscal da Secretaria de Meio Ambiente afixa aviso de interdição em estabelecimento
Fiscal da Secretaria de Meio Ambiente afixa aviso de interdição em estabelecimento comercial durante operação de fiscalização

Os fiscais identificaram diversas irregularidades, como bebidas armazenadas de forma inadequada, alimentos impróprios para consumo, cozinhas com condições precárias de higiene e estabelecimentos funcionando sem a documentação sanitária exigida por lei.

De acordo com a prefeitura, os espaços interditados permanecerão fechados até que todas as irregularidades sejam sanadas. Após a adequação às normas, os responsáveis deverão solicitar uma nova vistoria da Prefeitura para que seja avaliada a liberação para reabertura. A iniciativa integra um conjunto de ações periódicas realizadas em todo o município, com foco na segurança sanitária, organização dos espaços públicos e proteção da população e dos visitantes.

A operação contou com a presença da secretária de Meio Ambiente, Natacha Kede, do secretário de Ordem Pública, Rodrigo Bondim, além das equipes técnicas da Vigilância em Saúde e fiscais das secretarias envolvidas.

Deixe um comentário