A Fundação Cecierj, vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, está com inscrições abertas para sete mil vagas do primeiro período letivo de 2026 do Programa de Formação Continuada de Professores. As oportunidades abrangem as áreas de Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Educação Especial e Inclusiva, Linguagens e Códigos, Matemática, Prática Docente e Tecnologia Educacional. As inscrições vão até o dia 22 de fevereiro, exclusivamente pela página https://www.cecierj.edu.br/extensao. O cursista que comprovar ser profissional da Educação e possuir curso de nível superior vai receber certificado de atualização ou aperfeiçoamento.
Disciplinas ofertadas de modo on-line
Os cursos são gratuitos e voltados para professores dos Ensinos Fundamental II e Médio, além de outros profissionais da educação básica. Todas as disciplinas serão ofertadas na modalidade on-line. A carga horária será de 120 horas, para atualização, ou 180 horas, para aperfeiçoamento, organizadas em módulos de 30 horas. Para o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Anderson Moraes, a iniciativa reforça o compromisso do Governo do Estado com a educação. “Ao oferecer milhares de vagas gratuitas em cursos de formação continuada, o Governo do Estado amplia o acesso à qualificação profissional e fortalece o papel do professor como agente central na promoção da Educação, que transforma vidas”, afirmou.
Até duas disciplinas por período
O presidente da Fundação Cecierj, Ricardo Piquet, também destacou a relevância do programa. “Os cursos de formação continuada ofertados pela Fundação Cecierj são uma excelente oportunidade para os profissionais da Educação Básica do estado do Rio de Janeiro que desejam aprimorar o currículo e dar um salto qualitativo em sua formação profissional”, ressaltou. Cada candidato poderá se inscrever em até duas disciplinas por período letivo. No ato da inscrição, será necessário comprovar graduação, vínculo em curso de licenciatura ou formação de professores. As aulas vão de março a 25 de maio de 2026.
Critérios de seleção
A seleção será feita por ordem de inscrição, observando os seguintes critérios de prioridade, de acordo com a área de formação e atuação do candidato; professores em exercício na Educação Básica em escolas públicas do estado do Rio de Janeiro, além de tutores e coordenadores de curso ou disciplina da Fundação Cecierj; professores em exercício na Educação Básica em outras instituições no estado do Rio de Janeiro; outros profissionais da Educação em exercício na Educação Básica no estado do Rio de Janeiro; licenciados, graduados com complementação pedagógica ou diplomados em Curso Normal – Formação de Professores residentes no estado do Rio de Janeiro; estudantes regularmente matriculados em cursos de Licenciatura residentes no estado do Rio de Janeiro; licenciados, graduados com complementação pedagógica ou diplomados em Curso Normal – Formação de Professores residentes em outros estados brasileiros.
Leia também: Centro de Memória mantém programação gratuita em fevereiro