Durante o período de carnaval, as doações de sangue registram queda significativa. Para manter os estoques em níveis seguros, o Hemorio lançou, nesta segunda-feira (9), a campanha “CarnaHemorio – Folia que salva”. A ação segue até quinta-feira (12).
A instituição abastece cerca de 100 unidades de saúde em todo o estado do Rio de Janeiro, incluindo hospitais de emergência e unidades da rede federal. A manutenção dos estoques ocorre de forma contínua. No carnaval, porém, as coletas caem cerca de 30%, enquanto a demanda por sangue aumenta. Para manter um nível regular, o hemocentro precisa coletar entre 350 e 400 bolsas por dia.
Informações para doadores
Para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. O doador não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à coleta e deve apresentar documento oficial com foto.
Não é necessário estar em jejum. A recomendação é evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.
Menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal e apresentar autorização, disponível no site hemorio.rj.gov.br. Gestantes, lactantes e pessoas que fazem uso de drogas não estão aptas à doação.
Programação no Hemorio
Para integrar a campanha ao clima do carnaval, o serviço promove, na quinta-feira (12), último dia da ação, uma programação especial. Blocos de rua cariocas vão animar o salão de doadores ao longo do dia.

O Hemorio fica na Rua Frei Caneca, nº 8, no Centro do Rio de Janeiro. Durante todo o carnaval, o hemocentro funciona das 8h às 17h, inclusive aos domingos e feriados.
Uma única doação pode salvar até quatro vidas.
Leia mais: Vale abre 17 vagas de Jovem Aprendiz em Itaguaí e Mangaratiba