Paróquia Nossa Senhora da Conceição será elevada a Santuário

No próximo dia 6, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Santa Cruz, será oficialmente elevada à condição de Santuário. A cerimônia, presidida pelo Cardeal Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro, irá consolidar uma trajetória de fé, crescimento pastoral e intensa devoção mariana num momento que será histórico para a comunidade católica da Zona Oeste.

O pároco Pe. Jorge Pereira Bispo destacou a importância espiritual e pastoral da mudança: “Assumi a paróquia em 2006, quando tínhamos 18 comunidades. Hoje, com a criação de quatro novas paróquias, vemos o quanto a missão evangelizadora avançou. A alegria dos fiéis é imensa, pois sentem que há um verdadeiro progresso espiritual”, afirmou.

Entre os marcos da caminhada da paróquia, o padre lembrou momentos que reforçaram a relevância da igreja para a Arquidiocese. “Em 2013, fomos sede do lançamento do hino da Jornada Mundial da Juventude e recebemos cerca de cem mil pessoas. Também sediamos grandes eventos arquidiocesanos, como ordenações sacerdotais e missões continentais.”

A devoção à Nossa Senhora da Conceição, fortemente enraizada em Santa Cruz desde o período jesuíta, foi apontada pelo pároco como um dos pilares da comunidade: “A fé em Maria é um refúgio para os que enfrentam crises de ansiedade, depressão e tantos desafios da vida moderna. O Santuário será um espaço de acolhimento e esperança”, explicou.

Perspectivas para a Zona Oeste

Como gesto concreto nesta nova etapa, o sacerdote anunciou a criação da Pastoral da Escuta, que terá início em 2026: “Pessoas serão preparadas para ouvir quem precisa desabafar e encontrar conforto espiritual”, disse. Além disso, o Santuário ampliará o número de missas e confissões, fortalecendo o atendimento aos fiéis e peregrinos.

Pe. Jorge Pereira Bispo sonha que o futuro Santuário seja como um óasis “para aqueles que enfrentam o deserto da vida” (FOTO: DIVULGAÇÃO).

Para Pe. Jorge, a elevação reforça o papel da Igreja no bairro e impulsiona a fé e o turismo religioso. “Já somos referência em Santa Cruz e na Arquidiocese. Queremos investir em atividades que mobilizem toda a região e, com o tempo, ver o bairro sendo reconhecido também pela devoção.” O momento também é especial, de acordo com o padre, pelo fato de ser o seu vigésimo quinto ano de sacerdócio, além de ser a celebração dos 265 anos da paróquia.

Indo além, Pe. Jorge diz que seu sonho é que o Santuário seja, para os fiéis, como um “oásis para aqueles que enfrentam o deserto da vida, buscando a graça de Deus para enfrentar os desafios”. Na entrevista ao Jornal Atual, ele também aproveitou para deixar uma mensagem aos devotos, para que “se sintam cada vez mais motivados na fé, na esperança e no desejo de progredir sempre no amor a Deus e aos irmãos, construindo um mundo de paz e amor”.

Leia também: Centro de Memória celebra mês da Consciência Negra

Deixe um comentário