Iniciativa dos colaboradores do Porto Sudeste oferece aulas e atividades de bem estar em Itaguaí

Agosto é um mês especial para os voluntários do Porto Sudeste, porto privado localizado em Itaguaí. Além do Dia Nacional do Voluntariado, comemorado no dia 28 de agosto, o mês marca um ano desde a criação da ONG Rede de Voluntários Porto Sudeste. A entidade surgiu como uma proposta da área de Responsabilidade Social Empresarial (RSE), inspirada nas ações filantrópicas já realizadas pelos colaboradores do empreendimento. “Acreditamos que o voluntariado aproxima, cria laços de cooperação e transforma a comunidade. A criação da organização foi fruto do princípio de que a Porto Sudeste com os seus colaboradores querem crescer junto com a região”, explica Ulisses Oliveira, Diretor de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade na Porto Sudeste.

De acordo com a Presidente da ONG, Daniele Bezerra, muitos colaboradores possuíam o costume de contribuir com a comunidade. “57% a 60% dos colaboradores moram aqui. Há um grande desejo de ajudar a oferecer mais oportunidades pessoais e profissionais na Ilha da Madeira”, conta. A partir da ONG, eles contribuem com uma quantia mensal, destinada para atividades de impacto social.

Comunidade ativa

No início do ano, a Rede de Voluntários promoveu uma colônia de férias para crianças de 6 a 10 anos durante uma semana em janeiro. Nela, elas puderam se enturmar, brincar e participar de atividades socioeducativas. Pensando no público adolescente, foram realizados os jogos de inverno, competição esportiva com alunos de uma escola municipal.  A competição justa e saudável permitiu que as crianças aprendessem a valorizar tanto a vitória quanto a derrota, promovendo um desenvolvimento emocional equilibrado.

Atualmente, a rede promove o Projeto Comunidade Ativa, oferecendo atividades de saúde e qualidade de vida como aeroboxing, pilates, respiração e fortalecimento de músculos, entre outros. As aulas ocorrem uma vez por semana com uma hora e meia de duração para cerca de 20 alunos. Todas as atividades são ministradas por um profissional habilitado em educação física, que supervisiona os movimentos e dá uma assistência personalizada aos 3 alunos PCDs do grupo. No momento, todas as vagas estão preenchidas, porém os interessados podem se inscrever na fila de espera na Casa Porto (Estr. Wilson Pedro Francisco, 5).

Deixe um comentário