O 2º Encontro de Supervisores de Segurança Portuária (SSPs), realizado na última semana, fortaleceu a integração entre as equipes que atuam no Complexo Portuário de Itaguaí, reunindo representantes do Porto de Itaguaí e do Porto Sudeste. A iniciativa teve como objetivo principal alinhar procedimentos operacionais e promover o intercâmbio de informações estratégicas para garantir um ambiente portuário mais seguro e eficiente.
Promovido pela Superintendência da Guarda Portuária da PortosRio, o evento contou com a participação ativa dos supervisores de segurança dos principais terminais do porto público — TECAR/CSN Mineração, CPBS/Vale (ambos especializados em minério de ferro) e Sepetiba Tecon (voltado para contêineres e carga geral) — além do terminal privado Porto Sudeste.
De acordo com o superintendente da Guarda Portuária, Amauri Faria, o foco da ação está na articulação entre as diferentes frentes de segurança. “A ideia é que todos os envolvidos no sistema de segurança do complexo atuem de forma integrada, compartilhando boas práticas e informações em tempo real. A segurança portuária não pode ser tratada de forma isolada. Quando todos os elos estão alinhados, quem ganha é o porto como um todo”, destacou.
A iniciativa reforça a importância da atuação conjunta entre os operadores públicos e privados para enfrentar desafios comuns, como o controle de acesso, prevenção a ilícitos, emergências operacionais e ameaças à infraestrutura crítica.
Leia mais: Projeto gratuito capacita artesãs de Itaguaí, Seropédica e Mangaratiba
*Texto produzido com base em release enviado pela Assessoria de Comunicação da PortosRio.