O Governo do Estado do Rio de Janeiro divulgou, no Diário Oficial desta segunda-feira (1), o calendário de pagamentos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2026. A definição, dada pelo governador Cláudio Castro por meio da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-RJ), estabelece que o tributo poderá ser quitado à vista, com um desconto de 3%, ou dividido em três cotas mensais iguais.
O cronograma de vencimentos terá início no dia 21 de janeiro para os veículos com placas terminadas em 0, cobrindo tanto a cota única quanto a primeira parcela. Portanto, os proprietários de veículos devem se atentar às datas para garantir o benefício do desconto.
Como emitir o DARJ
Para quitar o IPVA 2026, os contribuintes devem emitir o Documento de Arrecadação do Estado do Rio de Janeiro (DARJ) exclusivamente pelo site da Sefaz-RJ. No portal, o processo é simples: clique em “Emissão DARJ IPVA” e informe o número do Renavam.
Formas de pagamento
O pagamento pode ocorrer de duas maneiras. Via Pix pelo CNPJ 42.498.675/0001-52 nominado “SEFAZ RJ – SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA DO RJ” ou por código de barras, nos bancos parceiros da Fazenda estadual como Bradesco, Itaú, Santander e Sicoob.
Além disso, no site do IPVA, os proprietários podem consultar débitos, acessar informações gerais sobre o tributo e contatar a equipe especializada da Sefaz.
Alíquotas e Valores
O imposto é calculado a partir da aplicação das alíquotas sobre os valores venais dos veículos, definidos pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). As alíquotas em vigor são: 4% para carros flex; 2% para motocicletas; 1,5% para veículos movidos a GNV; e 0,5% para veículos movidos exclusivamente a energia elétrica.
Leia mais: Detran terá atendimento especial para idosos e PCDs neste sábado (29)