O Governo do Estado do Rio de Janeiro assinou, nesta segunda-feira (26), decretos que promovem alterações no organograma da Polícia Militar, com a criação de novos Comandos Independentes em municípios do estado. A medida foi oficializada durante solenidade realizada no Palácio Guanabara.
Entre as mudanças anunciadas está a criação da 4ª Companhia Independente da Polícia Militar (4ª CIPM) em Itaguaí. O município, até então, não possuía comando próprio da corporação e integrava a área de atuação administrativa de unidades sediadas em outras cidades.
Decreto estadual redefine estrutura da PM
O decreto altera a organização territorial da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, para descentralizar o comando operacional em determinadas regiões. A criação das Companhias Independentes prevê que esses municípios passem a ter gestão própria das ações de policiamento.
Com a mudança, a nova unidade em Itaguaí passa a responder diretamente ao comando superior da corporação. A estrutura permite planejamento operacional local, definição de estratégias de policiamento e administração direta do efetivo lotado na cidade.
Segundo o Governo do Estado, a reorganização considera critérios técnicos, como crescimento urbano, características territoriais e demanda operacional. O decreto não detalha, agora, o efetivo previsto nem a data de início do funcionamento da nova companhia.
Nova CIPM cria comando próprio em Itaguaí
A 4ª Companhia Independente da Polícia Militar formaliza um comando exclusivo no município. Com isso, Itaguaí deixa de depender administrativamente de batalhões instalados em outras localidades para a tomada de decisões operacionais.
A nova configuração também permite maior integração entre as forças de segurança que atuam na cidade. A Companhia Independente passa a ter autonomia para definir ações preventivas e ostensivas segundo a realidade local.
O início das operações da unidade ainda depende de etapas administrativas, como a definição da sede, a redistribuição interna do efetivo e a nomeação do comando responsável.
Prefeito comenta criação da unidade
Após participar da solenidade, o prefeito de Itaguaí, Haroldo Jesus, comentou a criação da Companhia Independente em publicação nas redes sociais. Na manifestação, ele afirmou que a medida atende a uma demanda antiga do município.
Segundo o prefeito, a criação da CIPM resulta de articulação institucional com o Governo do Estado. Ele também declarou que a gestão municipal seguirá acompanhando as etapas de implantação da nova unidade.
Próximas etapas administrativas
O Governo do Estado informou que a criação da Companhia Independente integra um processo mais amplo de reorganização da Polícia Militar. Outras cidades também foram contempladas com novos comandos independentes.
Ainda não há divulgação oficial sobre prazos para início das atividades da 4ª CIPM em Itaguaí. As definições sobre estrutura física, efetivo e recursos operacionais devem ocorrer após a conclusão dos trâmites internos da corporação.
Leia mais: Voluntários se mobilizam para o Mutirão Praia Limpa