Atletas de Itaguaí fizeram história no 35º Campeonato Brasileiro de Kung Fu Wushu, realizado entre os dias 10 e 14 de dezembro, em Brasília, no ginásio da Universidade Católica. Representando a Federação de Kung Fu Wushu do Estado do Rio de Janeiro, nove competidores do Instituto Gonçalves de Artes Marciais e Cultura Chinesa conquistaram, ao todo, 14 medalhas, distribuídas entre ouro, prata e bronze.
A delegação itaguaiense competiu em três modalidades, Sanda, Shuaijiao e Tuishou, e obteve resultados expressivos em todas elas. Entre os destaques está Karine Akemi Issobe Rabelo, que conquistou duas medalhas de ouro nas modalidades Shuaijiao e Tuishou. João Viana de Novaes também teve desempenho de alto nível, garantindo ouro no Sanda e no Shuaijiao.
Lorena Rayane Nascimento Ventura conquistou ouro no Shuaijiao e prata no Sanda, enquanto Kauã Nascimento dos Santos ficou com ouro no Shuaijiao e prata no Sanda. Thais Cardoso Diolindo da Silva garantiu medalha de prata no Sanda. Arthur Martins Bertolino da Silva obteve prata no Shuaijiao e bronze no Sanda. João Ricardo de Almeida dos Santos Filho conquistou prata no Sanda. Claudinei Moreira de Jesus foi medalhista de ouro no Tuishou, e Miquéias Marques Miranda fechou a participação com bronze no Shuaijiao.

O excelente desempenho colocou em evidência os atletas João Viana e Karine Akemi, que estão cotados para representar o Brasil em competições internacionais no próximo ano. João Viana, estudante da rede pública de ensino, mais uma vez figura entre os nomes indicados para a Seleção Brasileira que disputará o Mundial de Sanda, na China. Já Karine Akemi, professora de artes marciais e servidora pública da Prefeitura de Itaguaí, também está entre as possíveis convocadas para integrar a Seleção Brasileira no Mundial Adulto, que será realizado na Itália.

O mestre Evandro Gonçalves, responsável pelo Instituto Gonçalves de Artes Marciais e Cultura Chinesa, agradeceu o apoio recebido e destacou a dedicação dos atletas. “Essas conquistas são fruto de muito trabalho, disciplina e do apoio de todos que acreditam no esporte como ferramenta de transformação”, afirmou.