Alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Itaguaí são convidados do projeto Circolar para um ensaio aberto gratuito do espetáculo da trupe que reúne arte circense e música. A montagem aborda a mistura de etnias que compõem a cultura da cidade.
O projeto – que tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – recebe os estudantes no Espaço Cultural Casa do Palhaço, no bairro Mangueira, sempre às quartas-feiras ao longo do mês de agosto. O primeiro encontro aconteceu no último dia 9, com alunos da Escola Municipal Elmira Figueira e do projeto Garoto Cidadão. Já o próximo ocorre nesta quarta (16), das 13h30 às 15h.
LEIA MAIS
Itaguaí: prefeitura entrega reforma de escola em Vila Geny
Apae Itaguaí celebra 33 anos com quatro dias de festa
Adriano Sampaio Evangelista, conhecido como Adriano Didi, é produtor cultural e diretor artístico do Circolar. Ele explica a proposta da iniciativa: “O objetivo é promover a circulação de bens e manifestações culturais por Itaguaí, destacando os valores das comunidades tradicionais e territórios populares no sentido de estimular o fortalecimento da identidade territorial, sua ligação com a região onde se encontram”.
Após o ensaio aberto, os alunos participam de uma roda de conversa sobre conhecimento territorial e planejamento de carreira profissional na área da cultura.
O projeto segue até dezembro, quando haverá o lançamento online de um vídeo sobre o processo de criação artística do Circolar.