Mangaratiba recebe 1ª câmara fria para armazenamento de vacinas

A Secretaria de Saúde de Mangaratiba recebeu, nesta quinta-feira (11), a primeira câmara fria destinada ao armazenamento de vacinas do município. O equipamento foi entregue a custo zero por meio de uma parceria com a Vale, dentro do Programa Ciclo Saúde e Proteção Social.

A chegada da câmara fria foi acompanhada pelo vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Lucas Venito, que participou de todo o processo de recebimento. A representante da Vale, Kelly Costa, realizou a apresentação formal do equipamento.

Segundo o vice-prefeito, a nova estrutura representa um avanço importante para a rede de imunização da cidade. “A nova câmara fria garante maior segurança e estabilidade na climatização das vacinas. A chegada do equipamento reforça o nosso compromisso com a ampliação da segurança no cuidado à saúde da população. Será muito útil na nova unidade de saúde que chega ainda este ano”, destacou Venito.

O equipamento será instalado na nova Clínica da Família de Ibicuí, prevista para ser inaugurada ainda este ano.

Vice-prefeito Lucas Venito e Kelly Costa com servidores da saúde
Vice-prefeito Lucas Venito e Kelly Costa com servidores da saúde, reforçando a parceria entre poder público e a Vale

Por que a câmara fria é importante?

As câmaras frias são fundamentais para manter a chamada cadeia de frio, preservando temperaturas controladas que asseguram a eficácia das vacinas. Diferentemente de geladeiras comuns, elas contam com monitoramento contínuo, alarmes de oscilação térmica, backup de energia e registros constantes, fatores essenciais para evitar perdas e garantir a qualidade dos imunizantes do recebimento à aplicação.

Deixe um comentário