Na última quinta-feira (25), o Porto Sudeste e a Secretaria de Cultura de Itaguaí lançaram o Passaporte Cultural de Itaguaí, iniciativa que busca fortalecer a identidade, a memória coletiva e o turismo local. Em edição limitada, com apenas 300 unidades disponíveis, o passaporte reúne dez pontos culturais e históricos da cidade, divididos em quatro trilhas que refletem a diversidade de influências culturais remanescentes de indígenas, europeus, africanos e japoneses no município.
O Passaporte Cultural de Itaguaí funciona como uma ferramenta lúdica, educativa e participativa para motivar o pertencimento, a memória coletiva e o turismo cultural, incentivando os moradores a conhecerem o rico patrimônio histórico e cultural do município, que muitas vezes passa despercebido.
E esse incentivo vem também na forma de prêmios: quem conquistar pelo menos seis carimbos no Passaporte Cultural receberá um “Vale-Visitação” para participar do sorteio de um kit exclusivo “Eu Amo Itaguaí”. Para concorrer, basta depositar o vale nas urnas disponíveis na Casa Porto ou na Biblioteca Municipal até 15 de novembro.
As quatro trilhas
A Trilha Herança Japonesa destaca a imigração nipônica que ocorreu no início do século XX, percorrendo pontos como o Templo Budista Hoshoji, um dos primeiros do Brasil, e o Itaguaí Bunka Club, clube fundado por japoneses para a valorização da identidade cultural nipônica. Já a Trilha Cultura Afro-Brasileira convida a um percurso por espaços que valorizam a memória, o trabalho e a resistência da população negra. Ela perpassa a Comunidade Tradicional Ilê da Oxum Apará, espaço de valorização das religiões de matriz africana onde se encontram os Ojubós (espaços de reverência aos orixás).
Outro destaque é a Trilha Caminhos do Mar, que exalta a relação de Itaguaí com o oceano por meio da valorização da herança Caiçara e a tradição pesqueira dos povos fundadores da cidade. Os visitantes poderão se aprofundar sobre a presença indígena no Centro de Referência da Cultura Caiçara, bem como conhecer a Igreja de São Pedro, conhecida como “Igreja dos Pescadores” e palco da famosa Procissão Marítima, realizada anualmente em junho.
Valorização da memória

O lançamento do Passaporte Cultural de Itaguaí aconteceu no Salão Aliança Festa. A Secretária de Educação e Cultura, Nilce Ramos, declarou orgulho por fazer parte da história da cidade: “Meu coração fica aquecido por fazer parte dessa história, parte deste lugar. Fica aquecido por saber que somos um dos municípios com maior potencial econômico do estado do Rio de Janeiro”. O Subsecrétario de Cultura, Mael Silva, ressaltou que Itaguaí é cheia de histórias e memórias que merecem ser transmitidas.
A gerente de Assuntos Corporativos e Responsabilidade Social do Porto Sudeste, Carla Matos, declarou que a iniciativa tem como objetivo “Fomentar o orgulho local, a preservação de tradições e o cuidado com a natureza, criando uma relação mais profunda entre os moradores e os bens culturais e ambientais que fazem parte da cidade”. Ela completou dizendo que, como historiadora por formação, tem um carinho especial pelo projeto, enfatizando a importância de que a história seja lembrada e contada.
Rosana Dias, presidente do Centro de Referência de Memórias Caiçaras, exaltou a importância da iniciativa para a preservação da cultura, e por possibilitar ao público conhecer a cultura caiçara. Por fim, a professora, escritora e ilustradora Regina Esteves finalizou o evento lendo uma passagem: “Todos nós fazemos parte de uma composição importante e real, que se chama História. Somos também responsáveis pela continuidade dela com o nosso presente, nossas ações que fazem parte deste arranjo tão especial. Continue escrevendo, contando, compondo a história do seu lugar.”
Edição limitada
Para garantir um dos 300 passaportes gratuitos, basta comparecer à Biblioteca Municipal Machado de Assis (Estrada do Trapiche, s/nº – Itaguaí, antiga estação) ou à Casa Porto (Rua João Cruz Neto, nº 5 – Ilha da Madeira).
O sorteio de 50 kits será no dia 17 de novembro de 2025, e os vencedores serão divulgados no Instagram da Casa de Cultura de Itaguaí (@casadeculturaitaguai). A equipe organizadora entrará em contato com os sorteados, e a entrega dos prêmios será realizada em dezembro.
Leia também: Murais que contam histórias nas ruas