Paula Morisco lança livro que conta sua luta contra o câncer de forma divertida

No último sábado (9), Paula Morisco lançou De Repente, Câncer, seu primeiro livro. O lançamento aconteceu no salão da Catedral São Francisco Xavier, e teve a presença de familiares, amigos e admiradores, para os quais Paula autografou exemplares. A obra promete unir comédia, drama e fé, “tudo num só lugar”.

Em 2021, Paula foi diagnosticada com linfoma de mediastino, um tumor não cirúrgico e resistente a quimioterapia. Sua experiência com a doença foi complexa, exigindo dois tratamentos de quimioterapia sem sucesso e um terceiro, quase experimental, que não o erradicou completamente. Paralelamente, enfrentou dificuldades familiares, como a internação da mãe e o diagnóstico de câncer e infarto do pai. Apesar da gravidade, Paula optou por uma estratégia de enfrentamento baseada na positividade, humor e fé, uma atitude que surpreendeu muitos ao seu redor.

“Eu levei a vida exatamente desse jeito aqui, descontraído, leve, mesmo morrendo. Adotei essa estratégia de enfrentamento de manter alegria porque tinha uma base sólida de espiritualidade, um comportamento positivo, uma rede de apoio boa, múltiplos fatores que contribuíram”, diz. “Quando a gente está sensível a essas condições, tudo é momento de reflexão. A diferença é: você vai refletir de forma ‘Ai meu Deus, eu tô morrendo mesmo’, ou você vai aproveitar e se divertir com aquela condição. Eu optei por me divertir”.

Medicina humanizada

Paula defende a crescente aproximação da medicina com a espiritualidade, não necessariamente a religião, para a cura e prevenção de doenças. No mais recente Podcast Atual, ela cita evidências científicas de que a fé intensa pode melhorar o enfrentamento do estresse e dos problemas de saúde. Acredita que o modelo biomédico tradicional, focado apenas na causa e efeito, está se expandindo para uma visão mais complexa do corpo e da saúde, integrando terapias holísticas.

Ela é fisioterapeuta com mestrado e doutorado em ciências pela UERJ, e desde 2013 atua como professora universitária. Atualmente, apresenta o podcast Sextas de Saúde, onde discute temas de bem-estar para o público geral e profissionais de saúde, abordando carreiras, histórias de sucesso e desafios na área.

Apesar disso, “De Repente, Câncer” não é uma tese ou um diário, mas sim uma coleção de “causos” e reflexões sobre a doença, incluindo a perspectiva de como as pessoas reagem ao diagnóstico de câncer em alguém próximo (com medo, evitação, ou condenação).

Salão da Catedral São Francisco Xavier ficou cheio durante o evento de lançamento (FOTO: RICHARD CARRASCO).

Conselhos e lições

A experiência com o câncer ensinou Paula a não desperdiçar tempo e valorizar o presente e as relações. Ela incentiva as pessoas a viverem intensamente, aproveitando os momentos simples e cultivando laços com a família e amigos. No lançamento de “De Repente, Câncer”, Paula falou ao Jornal Atual sobre o que aquele momento, que simbolizou sua vitória contra a doença, significava para ela:

“A oportunidade de reencontrar pessoas e perceber que o que idealizei com o livro, contagiar as pessoas com alegria, foi concretizado. Todos os dias podem ser bons, desde que a gente escolha que sejam bons. E nós temos esse poder de escolha”.

Leia também: Pastor de Itaguaí lança livro na FAE Works em noite de autógrafos

Deixe um comentário