Porto Sudeste é reconhecido com Selo de Sustentabilidade do Governo Federal na COP30

O Porto Sudeste, terminal portuário privado localizado na cidade de Itaguaí, recebeu na quarta-feira (12) o Selo de Sustentabilidade. O reconhecimento foi do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) durante a COP30, em Belém. A iniciativa reconhece empresas do setor de transportes que promovem práticas sustentáveis e mantêm políticas consistentes de transparência e inclusão social. O terminal portuário recebeu o Selo Diamante, categoria de maior prestígio do MPor, que foi entregue por integrantes da Confederação Nacional do Transporte (CNT).

A certificação é concedida a empresas integrantes do Pacto pela Sustentabilidade, programa do MPor. Ela busca estimular a adoção de boas práticas de responsabilidade socioambiental e de governança nos segmentos portuário, aeroportuário e hidroviário. O programa está alinhado à Agenda 2030 da ONU e aos compromissos assumidos pelo Brasil para a redução das emissões de gases de efeito estufa.

Dois representantes do Porto Sudeste exibindo premiação
Bernardo Castello (esquerda) e Ulisses Oliveira (direita) com Selo Diamante em mãos

Empresa sustentável

Na cerimônia, estiveram presentes Ulisses Oliveira, Diretor de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade do Porto Sudeste; e Bernardo Castello, Gerente de Meio Ambiente do Porto Sudeste. Ambos estiveram presentes na cerimônia do “Prêmio de Sustentabilidade do MPOR” na Estação de Desenvolvimento dentro da Green Zone. A iniciativa é do Sistema Transporte (CNT, SEST SENAT e ITL) voltada à promoção da troca de conhecimento entre representantes do setor. “Marcar presença na COP e receber um reconhecimento inédito do Governo Federal reforça o compromisso do Porto Sudeste com uma agenda ambiental séria e transparente. Esse reconhecimento nos coloca entre as empresas mais sustentáveis e responsáveis do setor de transporte do Brasil e participar deste movimento, ao lado de outras empresas que estão repensando o papel do setor na transição para uma economia de baixo carbono, é motivo de orgulho e de responsabilidade para nós”, destacou Ulisses Oliveira.

Impactos positivos no setor privado

O reconhecimento reforça a trajetória do Porto Sudeste em sustentabilidade. O terminal já conquistou o Selo Pró-Clima 2024, na categoria Diamante, o mais alto nível da Aliança Brasileira para Descarbonização de Portos (ABDP). A certificação reconhece empresas que prezam pela transparência das emissões de carbono, possuem metas claras de descarbonização e reduções efetivas comprovadas. Além disso, a empresa tem suas emissões de gases de efeito estufa inventariadas e verificadas pelo Programa Brasileiro GHG Protocol, ação que reitera a transparência da companhia ao fornecer dados públicos e qualificados para a sociedade por meio do Registro Público de Emissões.

“Receber o Selo de Sustentabilidade conferido pelo MPor, durante um evento global como a COP30, é um reconhecimento que nos enche de orgulho e reforça que estamos no caminho certo. O selo é uma iniciativa importante do Governo Federal, que vai inspirar ações similares em outros ministérios e promover diversos impactos positivos no setor privado”, destacou Bernardo.

Deixe um comentário