Projeto “Na Atividade” leva esporte e saúde para Itaguaí e Mangaratiba

O Dia Mundial do Diabetes, celebrado nesta sexta-feira (14), reforça a importância da prevenção e do controle da doença, que atinge cerca de 828 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo a revista científica The Lancet. E, na região metropolitana do Rio de Janeiro, um projeto vem se destacando por unir atividade física, educação em saúde e monitoramento médico como ferramentas de combate à doença.

Trata-se do Projeto Na Atividade, desenvolvido pela Associação Encaminhando, com apoio da CRIAPE e incentivo do Ministério do Esporte, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. A iniciativa atende adultos acima de 18 anos nas cidades de Itaguaí e Mangaratiba, oferecendo gratuitamente atividades esportivas, palestras e ações educativas sobre hábitos saudáveis.

Segundo Cleverson Dutra, diretor de projetos da Associação Encaminhando, a proposta busca engajar pessoas de diferentes idades: “O Projeto Na Atividade desempenha um papel essencial na conscientização e prevenção do diabetes através de ações contínuas de promoção da saúde. Pela manhã, o foco está nos idosos com mais de 60 anos, enquanto à noite as turmas reúnem principalmente jovens, o que estimula hábitos saudáveis para todas as idades”, explica.

Participantes do núcleo da Praia do Saco, posam após as atividades do projeto
Participantes do núcleo da Praia do Saco, posam após as atividades do projeto, que promove saúde e bem-estar por meio do esporte

Ações práticas contra o diabetes

O projeto inclui aferição periódica da glicemia, identificação de casos de hiperglicemia, atividades educativas e dinâmicas em grupo voltadas à prevenção e ao controle do diabetes.

Cada núcleo conta com profissionais de saúde, como técnicos de enfermagem, responsáveis por acompanhar os participantes, realizar medições de glicose e orientar sobre os cuidados necessários. “Nosso objetivo é incentivar uma vida mais saudável e apoiar o controle de doenças como o diabetes. Quando detectamos casos preocupantes, orientamos o aluno a procurar atendimento médico. Esse acompanhamento constante tem mudado vidas”, afirma Dutra.

Dados alarmantes sobre o diabetes

De acordo com o Atlas de Diabetes da Federação Internacional de Diabetes (IDF), 589 milhões de adultos no mundo vivem com a doença — número que deve chegar a 783 milhões até 2045.

O Brasil ocupa a 6ª posição mundial, com 16,6 milhões de casos registrados, e é o 3º país em gastos com o tratamento da doença. Além disso, 32% dos brasileiros com diabetes ainda não sabem que têm a condição, o que aumenta os riscos de complicações e mortalidade.

Onde participar do Projeto Na Atividade

O programa conta com dois núcleos ativos na Costa Verde:

Núcleo Itaguaí – Área da Expo Itaguaí (Parque Municipal)

– Terças, quartas e quintas-feiras, das 7h às 9h e das 17h às 19h

Núcleo Mangaratiba – Ciep 294, Avenida Rio de Janeiro, Orla da Praia do Saco

– Segundas, quartas e sextas-feiras, das 7h30 às 9h30 e das 18h às 20h

Mais informações podem ser encontradas nas redes sociais do projeto:

Instagram: @naatividade | @criape .

Deixe um comentário