Segurança reforçada no Réveillon do RJ

Mais de 28.700 agentes estarão mobilizados durante a virada do ano em todo o estado do Rio de Janeiro. O esquema especial de segurança, coordenado pelo Governo do Estado, contará com atuação integrada das forças de segurança, uso intensivo de tecnologia e monitoramento 24 horas, garantindo cobertura em todas as regiões fluminenses. O planejamento foi apresentado nesta sexta-feira (26), no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).

Policiamento reforçado e uso de tecnologia


A Polícia Militar empregará mais de 23 mil policiais durante o Réveillon 2026, com o apoio de 3.224 viaturas. Desse total, 300 veículos estarão equipados com câmeras de reconhecimento facial e leitura de placas, tecnologia que será utilizada pela primeira vez em um grande evento no estado. A medida amplia a capacidade de identificação de foragidos e veículos irregulares, além de garantir resposta rápida às ocorrências.

Principal palco da virada, Copacabana contará com um esquema especial, com 3.500 policiais, 182 viaturas, 17 pontos de revista e 78 torres de observação espalhadas pela orla e pelo entorno dos palcos. O policiamento será reforçado ainda por drones, aeronaves do Grupamento Aeromóvel e pelo CICC Móvel, que permitirá o monitoramento em tempo real.

Atuação integrada de todas as forças


Além da PM, a Polícia Civil disponibilizará 3.800 agentes, com reforço nas delegacias da Zona Sul e nas centrais de flagrante, especialmente em Copacabana e no Leblon. Haverá equipes especializadas para atendimento a turistas, perícia criminal e registro de ocorrências envolvendo adolescentes.

O Corpo de Bombeiros empregará 1.500 militares, com viaturas, embarcações, aeronaves e drones, além de novos postos móveis de salvamento marítimo. A operação também contará com ações da Lei Seca, do programa Segurança Presente e da Secretaria de Administração Penitenciária, que ampliará o monitoramento por meio de tornozeleiras eletrônicas.

Por fim, durante a apresentação do planejamento, o governador destacou o crescimento do turismo internacional no estado. Até novembro, o Rio de Janeiro recebeu quase 2 milhões de turistas estrangeiros, um aumento de 45,9% em relação ao ano anterior, reforçando a importância do esquema de segurança para a atração de visitantes.

Leia mais: Polícia deflagra Operação Sandman contra golpe das “caixas de areia”

Deixe um comentário