Mangaratiba se prepara para celebrar mais uma edição da Semana da Consciência Negra, que em 2025 chega com uma programação especial dedicada à valorização da cultura, da história e do legado do povo negro. A iniciativa é promovida pela Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria de Cultura, em parceria com a Associação da Comunidade dos Remanescentes de Quilombo da Ilha da Marambaia (Arqimar) e o Conselho Municipal de Igualdade Racial.
As atividades acontecem nos dias 19 e 20 de novembro, reunindo atrações culturais, homenagens, feira de artesanato, gastronomia, roda de conversa e a tradicional feijoada no Quilombo da Ilha da Marambaia. O objetivo é fortalecer a memória, ampliar espaços de diálogo e promover o reconhecimento da contribuição dos povos afrodescendentes na formação da cidade.
Programação
– 19 de novembro
A partir das 13h
Praça Robert Simões e Câmara Municipal de Mangaratiba
Feira de Gastronomia e Artesanato
Sessão Solene e entrega da Honraria Velha Camila
Roda de Samba.
– 20 de novembro
A partir das 9h
Quilombo da Ilha da Marambaia
Tradicional Feijoada
Para participar do almoço no Quilombo da Marambaia, é obrigatório preencher o formulário de acesso à Ilha — cujo controle é feito pela Marinha — e enviar o comprovante de pagamento da feijoada, no valor de R$ 15 por pessoa. O link de inscrição e todas as orientações estão disponíveis aqui.
A Prefeitura reforça o convite para que moradores e visitantes participem e fortaleçam a valorização da identidade negra no município.