Seminário internacional debate Economia Azul em Maricá

Destinado a debater a Economia Azul como motor de desenvolvimento sustentável, inovação e transformação das cidades costeiras, o Seminário Internacional da Economia do Mar – Cidades Costeiras teve lugar na quarta-feira (3), na cidade de Maricá. O encontro reuniu especialistas nacionais e internacionais numa programação focada na integração de sustentabilidade, inovação e desenvolvimento econômico.

Uma bicicleta adaptada para navegar
Durante o seminário foram apresentados projetos como o da Biclean, bicicleta aquática elétrica com painel solar e sistema coletor de resíduos sólidos flutuantes

Presença de especialistas portugueses

A iniciativa foi fruto de uma parceria da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Rio de Janeiro (Facerj) e do Sebrae-RJ, com apoio da Prefeitura de Maricá. O evento reuniu autoridades como o presidente da Facerj e do Conselho Deliberativo do Sebrae-RJ, Robson Carneiro; o presidente da Associação Brasileira das Empresas da Economia do Mar, João Azeredo; a deputada estadual Célia Jordão; o chefe de gabinete da Presidência do Sebrae-RJ, Renato Regazzi; o superintendente do Sistema OCB SESCOP, Abdul Nasser; a secretária do Mar de Salvador, Duda Lomanto; e o diretor de Relações Institucionais da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, Márcio Fortes, dentre outras.

Também participaram do seminário o ex-presidente do Conselho de Administração da Docas Pescas de Portugal, Sérgio Faias, que é professor universitário e especialista em portos sustentáveis; e o ex-prefeito da cidade portuguesa de Peniche, Antônio José Correia. O executivo Emílio Izquierdo, do grupo espanhol Maraey marcou presença no seminário, onde apresentou o projeto de um mega empreendimento que planeja construir em Maricá, um projeto de uso misto que incluirá um complexo hoteleiro, residenciais de luxo, escolas, shopping, serviços e áreas de preservação ambiental.

Três homens posando para foto
O presidente da Associação Comercial de Maricá, Delfim Moreira; Robson Carneiro; e o secretário José Alexandre Almeida, na abertura da sétima edição do Conecta (FOTO DAVID CORREA)

Painéis diversos no seminário

Depois de uma abertura institucional, o seminário abordou três importantes momentos sobre a chamada Economia Azul, com os painéis “Economia Azul e Cidades Costeiras”, “Relação Porto-Cidade: Impactos, Desafios, Perspectivas e Descarbonização”, e “Turismo e Pesca como Vetores de Desenvolvimento Sustentável nos Territórios Marítimos”. Depois dos debates que reuniram autoridades municipais, estaduais e do Governo Federal, houve o lançamento do livro “Economia Azul e Cidades: uma introdução”. A obra é uma publicação do Instituto Insper, instituição dedicada ao ensino e à pesquisa. Neste momento do seminário, autores como Robson Carneiro e Renato Regazzi compartilharam suas visões. Também autografaram exemplares, proporcionando um momento de aproximação e troca direta com o público. Outro momento de destaque foi a apresentação da Certificação Selo Azul – Cidades Costeiras. Ela foi criada para reconhecer prefeituras que desenvolvem políticas públicas voltadas à valorização e preservação de territórios marítimos e fluviais.

Conecta teve sua sétima edição em Maricá

Antes do seminário internacional, a Facerj e o Sebrae-RJ promoveram a sétima edição do Conecta. Esse encontro empresarial realizado na terça-feira (2) busca conectar empresários, empreendedores e grandes empresas. Isso em um ambiente voltado para aprendizado e networking. Assim, promove ainda um encadeamento produtivo entre grandes empresas e pequenos fornecedores em rodadas de negócios com foro em inovação e sustentabilidade no crescimento empresarial. A programação incluiu a abordagem de temas como empreendedorismo e desenvolvimento local, clusters produtivos, economia azul, turismo e logística portuária.

Secretário enaltece iniciativa

“Trazer esse evento para Maricá significa colocar nossos empresários em contato direto com oportunidades que muitas vezes só estariam disponíveis em outras cidades ou estados. O maior ativo de um microempreendedor é a informação. O Conecta vai oferecer conhecimento e conexões para que nossos negócios locais cresçam. Isso num mercado cada vez mais competitivo e inovador”, destacou o secretário de Turismo, Comércio, Indústria e Mercado Interno de Maricá, José Alexandre Almeida.

Leia também: Porto Sudeste celebra 10 anos com recordes de embarque e movimentação ferroviária em agosto

Deixe um comentário