O forte temporal acompanhado de rajadas de vento que atingiu a região da Costa Verde e da Região Metropolitana durante a madrugada desta quarta-feira (17) provocou alagamentos em diversos bairros de Itaguaí e Mangaratiba. As Defesas Civis dos dois municípios atuam desde as primeiras horas do dia nas áreas mais afetadas, orientando moradores e monitorando pontos de risco.
Em Itaguaí, a Prefeitura informou que o município entrou em estágio de alerta. A Defesa Civil está orientando moradores de áreas vulneráveis a se deslocarem para locais seguros ou para os pontos de apoio disponibilizados pela administração municipal.
Várias ruas do Centro e de bairros como Engenho, Brisamar, Califórnia, Vila Margarida, Mangueira e Jardim América ficaram alagadas, deixando moradores ilhados. Nas redes sociais, itaguaienses compartilharam vídeos e fotos que mostram ruas tomadas pela água.

Segundo a Prefeitura de Itaguaí, os locais estão preparados para oferecer abrigo e suporte às famílias até a normalização da situação.
Pontos de apoio em Itaguaí
Escola Municipal Dr. Jorge Abrahão – Mazomba
Escola Municipal Elmo Baptista Coelho – Ilha da Madeira
Escola Municipal Profª Severina dos Ramos de Sousa – Coroa Grande
Escola Municipal Vereador Américo Rodrigues de Amorim – Itimirim
CIEP 300 Municipal Prefeito Vicente Cicarino – Santana
CIEP 497 Municipal Profª Sílvia Tupinambá – Engenho
Escola Municipal Fusão Fukamati – Chaperó
Segundo a Prefeitura, os locais estão preparados para oferecer abrigo e suporte às famílias até a normalização da situação.
Mangaratiba registra chuva intensa, mas sem grandes impactos
Em Mangaratiba, a chuva acumulada chegou a 115 mm nas últimas horas. Ruas da Praia do Saco ficaram alagadas, porém, segundo a Prefeitura, não houve impactos graves. Por volta das 6h, sirenes foram acionadas nos distritos de Muriqui e Itacuruçá, mas desmobilizadas pouco tempo depois. Os pontos de apoio chegaram a ser abertos preventivamente e, em seguida, fechados.
Também houve queda de árvores na Serra do Piloto e em Junqueira, já removidas pelas equipes municipais. Um pequeno deslizamento foi registrado na RJ-149, na Serra do Piloto, causando interdição parcial da via. A liberação total do trecho já está em andamento. Atualmente, o principal impacto registrado é a interrupção no fornecimento de energia elétrica em localidades como Ilhas, Serra do Piloto e Conceição de Jacareí. A concessionária Enel foi acionada para realizar os reparos.

O prefeito Luiz Cláudio Ribeiro recebeu ligações do governador Cláudio Castro e do secretário estadual de Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, que colocaram o Governo do Estado à disposição para apoio, caso necessário.
O Atual segue acompanhando a situação e atualizará esta reportagem ao longo do dia, conforme novas informações forem divulgadas.