UFRRJ recebe Eric Faria e Cahê Mota em mesa sobre jornalismo esportivo

A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) recebeu, na última terça-feira (3), os jornalistas esportivos Eric Faria e Cahê Mota, da Globo, durante a 8ª Semana Acadêmica de Jornalismo. Além da dupla, participaram da mesa Belle Costa, repórter do Canal GOAT, e Vinícius Rodeio, da GE TV, completando o grupo de convidados que são referência na área.

A conversa, que teve como tema “Os desafios do jornalismo esportivo moderno”, foi conduzida em formato de entrevista coletiva — os alunos puderam fazer perguntas diretamente aos profissionais.

Futuro da profissão

Cahê Mota, repórter do ge.globo e setorista da Seleção Brasileira e do Flamengo, falou sobre a importância da trajetória profissional e da paciência no início da carreira. “A chave para manter a constância com excelência é entender o processo”, destacou. Segundo ele, a maior virtude de um jornalista é o preparo contínuo: “Pronto ninguém nunca está. Devemos estar sempre preparados para cada desafio.”

A conversa teve como tema “Os desafios do jornalismo esportivo moderno” (Foto: Gabriel Profeta)

Já o repórter de campo e comentarista da TV Globo e SporTV Eric Faria abordou as transformações tecnológicas no setor. “Hoje, o celular é uma estação jornalística”, afirmou, ressaltando que compreender as novas ferramentas é essencial para acompanhar as mudanças da comunicação moderna.

Nova geração e internet

Responsável pelas mídias sociais da GE TV, canal esportivo da Globo no YouTube, Vinícius Rodeio falou sobre criação de conteúdo e público-alvo. “No GE, estamos muito mais focados em falar com o público jovem, com uma linguagem mais descontraída”, explicou. Apesar disso, reforçou que a informação segue como prioridade no jornalismo esportivo.

Os convidados debateram sobre paciência, transformações, desafios e meio digital (Foto: Gabriel Profeta)

A repórter Belle Costa, do Canal GOAT e com passagem pela CazéTV, destacou os desafios de atuar em um ambiente predominantemente masculino. “No início da carreira, já me senti insegura, mas aprendi a superar isso com estudo e preparação”, afirmou. Belle ressaltou ainda a importância de construir reportagens com profundidade e responsabilidade.

A organização

Os mediadores da conversa, Cauê Rodrigues e João Marcelo Barreto, celebraram o sucesso do encontro, considerado um marco para o curso de Jornalismo da UFRRJ. “Obrigado aos envolvidos, obrigado aos presentes e obrigado, Rural. A maior mesa de jornalismo esportivo da história da Rural está entregue”, disse Cauê.

Os mediadores, Cauê Rodrigues e João Marcelo Barreto, celebraram o sucesso do encontro (Foto: Gabriel Profeta)

João Marcelo completou: “Conseguimos juntar jornalismo independente e referência feminina com a Belle, experiência que fura bolhas com o Eric, setorismo e hard news com o Cahê e jornalismo digital com o Vinícius. Acho que foi uma boa mistura.”

Leia mais: Corrida do Servidor da UFRRJ reúne 150 colaboradores

Deixe um comentário