Dois estudantes da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) participam da COP 30, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, realizada em Belém do Pará. O aluno de Direito Tharso Vicente de Fernandes Ferreira e a aluna de Psicologia Vitória Alessandra Vieira de Abreu representam o Projeto Ipiranga no evento.
Os representantes da UFRRJ
Entre os dias 17 e 21, Tharso estará presente na Zona Azul, espaço restrito destinado ao acompanhamento das rodadas de negociação sobre clima, financiamentos climáticos e danos. “Estaremos pressionando para que os documentos produzidos considerem a população afrodescendente”, afirma o estudante de Direito.

Vitória está nesta segunda-feira (17), junto ao Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT), em uma mesa do Ministério da Educação para falar sobre juventude, justiça climática e justiça racial.
O Projeto Ipiranga
O Projeto Ipiranga trabalha temas como transição justa, justiça climática e combate ao racismo ambiental, e foi um dos cinco selecionados em todo o Brasil para estar em Belém. “A crise climática já não é um anúncio, mas uma realidade vivida de maneira mais intensa pelos grupos mais vulnerabilizados, especialmente a população negra”, afirma Tharso Vicente.
Leia mais: 8ª Semana Comunicar! da UFRRJ debate o presente e o futuro do jornalismo