O reitor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Roberto Rodrigues, publicou nas redes sociais da instituição uma convocação oficial para a audiência pública na Câmara Municipal de Seropédica contra a construção de um presídio na cidade. A sessão acontecerá nesta quarta-feira (8), às 14h.
No vídeo, o professor Roberto reforça a importância do posicionamento de toda comunidade contra o projeto do Governo do Estado: “vamos dizer ‘sim’ à necessidade de investimento em infraestrutura na nossa cidade. Precisamos nos posicionar como uma cidade de construção de conhecimento, de inovação tecnológica e da educação”.
O plano do Governo do Estado
O projeto prevê a construção de um complexo prisional com área equivalente a 210 campos de futebol, às margens da BR-493, o Arco Metropolitano. O local é um terreno vizinho ao Centro de Tratamento de Resíduos Santa Rosa. Para a aquisição do espaço, estima-se um investimento de R$ 22,5 milhões. Atualmente, o sistema prisional do estado do Rio de Janeiro possui 47 unidades, que juntas abrigam mais de 45 mil detentos. Caso seja viabilizado, o presídio de Seropédica seria a 48ª unidade.
A Nota Técnica da UFRRJ, elaborada pelo pró-reitor adjunto Marcos Pasche, em conjunto com docentes da instituição, busca barrar a execução do projeto. “A iniciativa está sendo direcionada à nossa sociedade de forma obscura e tramita sem o devido debate público”, criticou o professor Pasche.