A Secretaria Municipal de Saúde de Itaguaí emitiu uma campanha de reforço para vacinação contra a dengue. O imunizante está disponível em todos os postos da cidade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Diferentemente, na Estratégia Saúde da Família em Chaperó a vacina está liberada todos os dias da semana, das 8h às 19h, incluindo feriados.
Como se vacinar
Para receber a vacina, é necessário apresentar documento de identidade, CPF e, se possível, o cartão de vacinação. O esquema vacinal é composto por duas doses, aplicadas com intervalo de três meses.
Segundo a Secretaria de Saúde, não há motivo para adiar a imunização. A vacina protege não apenas quem recebe, mas toda a comunidade, ajudando a reduzir a circulação do vírus e a prevenir novos casos da doença. No entanto, a imunização só é completa e eficaz com as duas doses. Segundo a coordenadora de imunização do município, Núbia Grazziela: “Metade dos que tomaram a primeira dose ainda não voltaram para a segunda. Essa etapa é indispensável para garantir a proteção completa, mesmo que o retorno aconteça com atraso.”
Quem não pode se vacinar
Pessoas que tiveram dengue recentemente precisam respeitar um intervalo: seis meses após o início dos sintomas para tomar a primeira dose e 30 dias, caso a infecção tenha ocorrido entre a primeira e a segunda aplicação.
Em situações de febre ou dores no corpo, é necessário procurar orientação médica antes da imunização. Também é preciso aguardar 30 dias para tomar a vacina contra a dengue quando se recebe vacinas de vírus vivos atenuados, como a da febre amarela ou a tríplice viral.
A vacina não é recomendada para: pacientes com imunidade comprometida, seja por condição congênita ou por tratamentos como quimioterapia ou uso recente de corticóides em altas doses; pessoas vivendo com HIV que apresentem sintomas ou comprometimento da função imunológica; ou gestantes e mulheres que estejam amamentando.
Medidas de prevenção contra a dengue
A combinação entre vacinação e medidas de prevenção ambiental é a forma mais eficaz de combater a dengue. A população deve manter cuidados em dia e colaborar para reduzir os casos no município.
Entre as ações necessárias estão: tampar caixas d’água e manter calhas limpas e colocar areia nos pratinhos de plantas. Além disso, é importante fechar bem os sacos de lixo e mantê-los em locais elevados, guardar garrafas vazias viradas para baixo e manter pneus, baldes e barris cobertos.
O Aedes aegypti
O Aedes aegypti é o mosquito transmissor da dengue, da zika e da chikungunya. Ele se reproduz em água limpa e parada, e sua picada é mais frequente nas primeiras horas da manhã e no fim da tarde.
A fêmea é responsável pela transmissão, pois necessita de sangue para maturar seus ovos. Os sintomas da dengue vão desde febre alta e dores no corpo até complicações graves, como hemorragias.
Serviço
Vacinação contra a dengue
Data: segunda a sexta | Todos os dias
Horário: 8h às 16h | 8h às 19h
Local: Todos os postos do município | ESF Chaperó
Leia mais: Moradores devem atualizar o cadastro no SUS para manter atendimentos